quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O pequeno Planeta


2 comentários:

  1. * Sala de aula: o exemplo da turma;
    * Vestibular: linha de corte;
    * Emprego: o funcionário do mês;
    * Casamento: o (ou a) mais bonito(a);

    As pessoas se comparam umas com as outras por uma vida inteira. "Eu não preciso ser perfeito, só preciso ser o melhor!" é o que imagino que leria caso conseguisse ler pensamentos. E o que mais eu leria? ...? ...? ...? Ou se eu pudesse perguntar a uma mente comum, "Melhor no que e pra que?", o que ela responderia? "...?"?

    Essas pessoas não costumam traçar objetivos em suas vidas, permitem que outros façam isso por elas: "Case!"; "Tenha filhos!"; "Arrume um bom emprego!" (traduzindo essa última ordem: arrume um emprego odiável que te fornece um salário que pague comida, moradia e saúde); ... Pra atingir esses objetivos realmente só é necessário ser melhor que aqueles que estão em volta, então pra que se aperfeiçoar se basta uma rixa ou sabotagem?. Se esse tipo de pessoa tivesse capacidade intelectual suficiente para um irrelevante raciocínio lógico, provavelmente seria: "Eu não estou com vontade de melhorar. Só quero mentir para os outros que estou fazendo isso para ganhar um pouquinho de mimo de meus amantes, familiares e (falsos) amigos para não enfrentar esse vazio dentro de mim. Se, para isso, eu precisar me auto-afirmar perante outros mentindo que sou o melhor, ou que esses outros são "um nada" perto de mim, eu farei. Não quero saber que se algo ruim me acontecer no futuro terei que enfrentar sozinho, já que os amigos só gostavam do que eu tinha e não do que eu era; pois ao abrir os olhos terei que abandonar os mimos, me unir ao meu rival de trabalho e TRABALHARMOS juntos para conseguirmos construir algo concreto. Então prefiro usar a filosofia de vida 'parecer ser, em vez de ser' e continuar sonhando que vivo uma vida perfeita com meus amigos, amantes, familiares e marido (ou esposa), o(a) qual também parece perfeito(a), e que eu não o(a) incomodo, pois só nos vemos final-de-semana.".
    Vivemos, então, em um mundo deserto, no qual poucas pessoas tem uma boa qualidade de vida e as que não tem não se unem pra ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa observação! É exatamente o que acontece. Então, podemos considerar isso que comentou como uma das interpretações da tira.

      Excluir